AÇÃO DE SAÚDE

Militares da FAB participam de campanha de Doação de Sangue

Ação contou com a atuação de cerca de 180 militares das Bases Aéreas de São Paulo e Anápolis
Publicada em: 17/05/2023 09:37
Imprimir
Fonte: BASP, por Tenente Kramer
Edição: Agência Força Aérea

A Base Aérea de São Paulo (BASP) e a Terceira Esquadrilha de Saúde do Hospital de Força Aérea de São Paulo (3ª ES-HFASP) promoveram, no dia 8/05, uma campanha em benefício da Fundação Pró-Sangue. Na ocasião, mais de 70 militares da BASP e de unidades sediadas doaram sangue voluntariamente, contribuindo para o abastecimento do banco de sangue do hemocentro.

O Comandante da 3ª ES-HFASP, Coronel Médico Fábio Amadeu Reis da Silva, falou sobre a iniciativa. “O objetivo da campanha é promover a vida, despertando a consciência sobre o cuidado com a saúde e com o semelhante. Esta ação é a demonstração do espírito social, humanitário e de solidariedade dos militares da FAB, no que se refere a fazer o bem à população, isto é, o cumprimento do dever de cidadão na preservação da saúde dos necessitados”, afirmou.

A Médica Hemoterapêutica da Fundação Pró-Sangue, Dra. Sandra Esposti, falou sobre a importância da participação dos militares na campanha. “Nossos estoques estão carentes, somos uma fundação que fornece sangue para mais de 100 instituições públicas e estamos muito felizes em encontrar as portas abertas na Força Aérea, esperamos voltar mais vezes!”, pontuou a médica.

Por sua vez, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) também participou de uma Campanha de Doação de Sangue. Por meio do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV), a ação contou com o apoio da unidade móvel do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (HEMOGO), um veículo equipado para triagens, testes, captação e reabilitação dos voluntários. Além da doação de sangue, também foram cadastrados doadores de medula óssea.

A iniciativa contou com 109 militares voluntários e contribuiu com o aumento do estoque de sangue do HEMOGO, instituição responsável pelo abastecimento de todos os hospitais públicos do Estado de Goiás. A Sargento Amanda Sebton, que participou do evento, comentou sobre a sua experiência. “Sempre que possível, participo dessas campanhas. Elas são muito importantes, pois ajudam muitas pessoas que estão necessitando de doação de sangue. A sensação de poder ajudar é muito gratificante e é um ato de humanidade e empatia para com o próximo", salientou.

Fotos: Soldado Weber (BASP) e BAAN